Curso Elementos Finitos - Análise de Software

Aprenda todos os conceitos e aplique na prática com exercícios dentro do software FEMAP Nx. Curso prático ministrado pelo Prof. Dr. Avelino Alves Filho!

Elementos Finitos - Software

  • 40 Horas de duração
  • 24 Aulas
  • 8 Módulos
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 125,00 (ou R$ 1.500,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
O NCE - Núcleo de Cálculos Especiais LTDA., é a mais experiente empresa brasileira em Treinamento e Implantação de Tecnologia CAE.
NCE - Núcleo de Cálculos Especiais

CURSO DE SOFTWARE FEMAP NX NASTRAN 11.4

Este curso de software contempla a utilização dos principais recursos do Sistema CAE, os quais são efetivamente necessários para a resolução dos Problemas de Modelagem Estrutural no dia-a-dia do Engenheiros de Aplicação. Portanto fazemos a sequência que o NCE já introduziu em várias empresas COM VISÃO DE ENGENHARIA E NÃO DE SIMPLES TUTORIAIS ISOLADOS.

Constituem a espinha dorsal do Sistema CAE estabelecendo os PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE REFERÊNCIA PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA em qualquer outra Análise a ser efetuada.

É apresentada a METODOLOGIA OPERACIONAL DO SISTEMA CAE, por intermédio da RESOLUÇÃO COMPLETA E PASSO-A-PASSO de Exemplos de Estruturas nas quais são utilizados os diversos Elementos Finitos, identificando a SEQUÊNCIA BÁSICA DE ETAPAS NA APLICAÃO DO MÉTODO.

A experiência tem demonstrado que, Cursos de Comandos de Software de CAE, também chamados de cursos de ferramentas computacionais, não fazem sentido em contexto isolado. O aprendizado do software deve ser desenvolvido estabelecendo a ligação TEORIA-PRÁTICA, identificando os comandos do software e sua relação imediata com a teoria da Mecânica Estrutural e os limites que ela pode ser aplicada.

Com essa filosofia de abordagem, o NCE , desde o começo de suas aplicações em CAE, tem Implantado essa Tecnologia em seus clientes. Transferindo o uso da ferramenta com a visão de quem a usa na prática para fazer Engenharia.
Dessa forma, a aplicação prática no software CAE é efetuada cobrindo-se todas as etapas de uma Análise na prática usando os recursos do MEF.

  • Problema Estrutural
  • Planejamento do Modelo em Elementos Finitos
  • Elaboração da Malha de Elementos Finitos
  • Condições de Contorno ( Restrições e Carregamentos)
  • Solução
  • Verificação dos Resultados

Vale lembrar os aspectos da Introdução da Base Tecnológica dos curso de Teoria:  MEF1 – MEF2 – MEF3 - DESTA PLATAFORMA EAD
 Eles são os CONCEITOS FUNDAMENTAIS OBRIGATÓRIOS NA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA CAE. Muitos profissionais que iniciam suas aplicações nesta área encontram dificuldades na utilização da tecnologia CAE
.

Essas dificuldades advêm do aprendizado de uso do software e sem conhecimento satisfatório do Método dos Elementos Finitos, confundido essa aprendizagem com o conhecimento do Método dos Elementos Finitos. Justifica-se, portanto, a filosofia de abordagem:

  • SE O ENGENHEIRO NÃO SABE MODELAR O PROBLEMA SEM TER O COMPUTADOR, ELE NÃO DEVE FAZÊ-LO TENDO O COMPUTADO.
  • Em visão oposta à anterior, o aprendizado é de tal profundidade em "técnicas matemáticas" que após um longo curso puramente acadêmico, surge a pergunta: Como utilizar esse conhecimento na prática? Em função dessa abordagem, surgem o temor e o desestímulo quanto à aplicação desse conhecimento.

No curso MEF1 é introduzido o embasamento conceitual fundamental visando à utilização do software aplicativo e ao entendimento dele.

Dentro desta abordagem, procurou-se introduzir os conceitos do Método, complementados por exercícios de aplicação e exemplos práticos de Modelagem Estruturais executados ao longo de nossa vida profissional nos últimos 44 anos (utilizando o MEF) em trabalhos de engenharia, com aplicações bi e tridimensionais.

Esta Metodologia constitui uma visão equilibrada entre o conhecimento teórico necessário e a aplicação prática, sendo o ponto de partida para aqueles que pretendem se desenvolver nesta área.

O escopo do curso conceitual era proporcionar o nível de conhecimento que permita ao profissional aplicar posteriormente os recursos do método, utilizando o Sistema CAE em aplicações práticas, que neste caso é o sistema NX NASTRAN FEMAP
Programa abordado no curso: http://www.nce.com.br/mef1/    

RECOMENDA-SE FORTEMENTE FAZER O CURSO MEF1 PARA QUE O CURSO DE SOFTWARE TENHA UM BOM RENDIMENTO.

O Módulo Aplicativo de software considera a Transformação da Teoria em Prática, introduzindo os Procedimentos de Utilização do Software para simular situações mais comuns encontradas na prática de modelagem de estruturas de equipamentos, agregados, etc., modelagem de Itens estruturais.
Após a execução deste curso, teremos uns itens adicionais que serão oferecidos como bônus sem custo, depois da execução deste, envolvendo tópicos complementares:
Fixações por parafusos, rebites, soldas, acoplamento de nós, análise e combinação de carregamentos pontuais, de pressão e cargas de acelerações nas diversas direções da estrutura.

Recomendamos, portanto, fortemente, para maior aproveitamento, que o acompanhamento deste curso seja efetuado após o curso MEF1, embora sua aquisição possa ser feita isoladamente

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Engenheiros, Tecnólogos, Estudantes de Engenharia, Estudantes de Tecnologia, Físicos, Técnicos com noções Básicas de Derivadas de polinômios.

NCE - Núcleo de Cálculos Especiais
"O NCE - Núcleo de Cálculos Especiais LTDA., é a mais experiente empresa brasileira em Treinamento e Implantação de Tecnologia CAE."

   

O Núcleo

O Núcleo de Cálculos Especiais é uma empresa de Engenharia especializada em Cálculo Estrutural e Simulação. Utiliza os recursos de CAE (Computer Aided Engineering), em particular o Método dos Elementos Finitos, nas aplicações de cálculo de tensões, deformações, Análises Dinâmicas, Análises não Lineares e Fadiga. O NCE executa também suporte e orientação de testes experimentais, baseados nas previsões efetuadas pelos protótipos virtuais.

Nossa empresa agrega aproximadamente 40 anos de experiência no desenvolvimento de novas configurações de projeto, análise e correção de falhas em estruturas e componentes.

Portanto, o NCE é a mais experiente empresa brasileira em serviços, treinamentos e transferência de tecnologia CAE. Além disso, atua como suporte técnico, otimizando, ao máximo, a utilização do software de análise através da aplicação da teoria e do conceito.

Clique aqui e conheça mais sobre o NCE.

NCE - Núcleo de Cálculos Especiais

Experiência Profissional do Palestrante: Prof. Dr. Avelino Alves Filho

 

·         Engenheiro Naval, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP.

·         Experiência de 42 anos na área de CAE, desde 1974, com realização de Serviços em aplicações Navais, Aeronáuticas, Ferroviárias, Automotivas, Mecânicas em Geral, Próteses, Torres Eólicas, com envolvimento em mais de 200.000 horas de Cálculo em CAE.

·         Autor da Coleção de Livros “ELEMENTOS FINITOS – A Base da Tecnologia CAE”, com os volumes de Análise Linear, Dinâmica e não Linear e 14 livros de Física.

·         Professor durante 17 anos do PECE – Programa de Educação Continuada em Engenharia da Escola Politécnica da USP.

·         Professor dos cursos de Elementos Finitos na Universidade Petrobrás, na FUNDEB/UNESP BAURU e UPF – Universidade de Passo Fundo.

·         Treinou em CAE os Engenheiros da VW Caminhões, Ford Brasil, Iveco, MWM Motores, Cummins Motores, Embraer, Randon, Cofap. Marinha do Brasil, Caterpillar, Samsung, Nokia, Guerra Implementos, Fiat, Eleb, Flacon, Subsea7, Comil Ônibus, SENAI São Caetano/SP, Senai CIMATEC/ Salvador,


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Arquivos para exercícios
  • 2. Introdução geral aos problemas estruturais
  • 1. Importação da geometria
  • 2. Criação da malha - MESH
  • 3. Checagem da malha
  • 4. Condições de contorno
  • 5. Resolução do problema
  • 6. Apresentação e interpretação
  • 1. Importação da geometria
  • 2. Criação da malha - MESH
  • 3. Checagem da malha
  • 4. Condições de contorno
  • 5. Resolução do problema SOLVER NX NASTRAN
  • 6. Resultados
  • 1. Geração de MATERIALS PROPERTIES E NODES
  • 2. Criação da malha
  • 3. Condições de contorno
  • 4. Resolução do problema
  • 5. Resultados
  • 6. Diferença entre RB2 e RB3
  • 1. Análise Modal
  • 1. Flambagem
  • 1. Plasticidade
  • 1. Problema de contato
Voltar ao topo